Os deslizamentos de terras e as quedas de rochas são movimentos bruscos de massas de rocha, solo ou detritos e que dependem de fatores como a velocidade, a quantidade de água existente e o volume do material a deslizar. Este é um fenómeno que pode ocorrer como consequência de outras catástrofes naturais como sismos, tempestades, ventos fortes, cheias e inundações ou incêndios florestais.
Todas as pessoas e bens podem ser atingidos por estes movimentos e deslizamentos, sobretudo se expostas a encostas, taludes, muros e árvores.
Devemos estar atentos ao meio que nos rodeia e verificar se ocorre alguma alteração na forma das encostas, taludes, árvores e solo, proteger as habitações pelo reforço de portas e janelas.
- Permanecer em casa e reforçar todas as portas e janelas a fim de evitar alargamento de fendas e abrigar-se num local seguro, afastado da vertente ou talude, evitando tocar em objetos em movimento.
- Evitar circular em zonas húmidas, escorregadias, íngremes e com árvores de grande porte, bem como afastar-se de pisos com muita acumulação de rochas, terras e lamas.
- Deve manter a calma, permanecer dentro do carro, tentando evitar zonas íngremes, escorregadias e onde haja pouca base de sustentação.