Os incêndios em casa correspondem a processos de fogo não controlado que ocorrem em casa e que têm, na sua maioria, origem em atividades domésticas quotidianas.
Todas as pessoas que se encontrarem dentro do edifício onde ocorra um incêndio são constituídas como grupos de risco.
A melhor forma de proteção é não criar nas habitações focos de risco: não secar roupa nos aquecedores, apagar bem os cigarros antes de os deitar fora, desligar o ferro de engomar após a sua utilização, desligar o gás e contador de gás, desligar todos os aparelhos a gás antes de sair de casa, não ligar na mesma tomada muitos aparelhos e ter em atenção a necessidade de proteção das lareiras, braseiras e salamandras.
Reagir de forma calma, tranquila, mas rápida, tentando apagar o foco de incêndio, com segurança: com panos/mantas molhadas, balde de água, extintor ou mangueiras de jardim. Caso não consiga apagar o foco de incêndio dele ligar aos bombeiros e sair de casa. Caso permaneça algum tempo dentro de casa com o incêndio a deflagrar deve proteger o nariz, boca e olhos. Caso o fogo atinja a sua roupa deve rolar sobre si mesmo tentando apagar as chamas.