As tempestades e os ventos fortes são fenómenos atmosféricos de curta duração, mas que têm como características elevada precipitação, rajadas fortes de ventos, trovoadas, queda de granizo ou neve e grande agitação marítima.
Todas as pessoas podem ser afetadas pelas tempestades e ventos fortes, mas são as crianças e os idosos os mais sensíveis a esta catástrofe natural.
Evitar a circulação no exterior, devido à possibilidade de queda de árvores ou outros objetos, permanecendo em casa, sempre que possível.
- Fixar todos os objetos que possam ser arrastados a fim de evitar acidentes, recolher toldos, guarda-sóis e outros objetos que se encontrem no exterior, reforçar e proteger as janelas e portas.
- Deve manter a calma e abrigar-se em locais seguros onde não possa ser atingido por objetos arrastados, evitando tocar em cabos/fios elétricos e deve afastar-se de materiais suspensos com risco de queda e de superfícies envidraçadas.
- Se estiver a conduzir deve permanecer dentro do veículo, deve fechar os vidros e ligar as luzes de sinalização, afastando-se de edifícios ou materiais suspensos que possam ser projetados.