O projeto Mister Safe é uma plataforma interativa online que forneçe a todos os cidadãos do Município de Alvaiázere (e muitos outros) referências essenciais do que fazer na ocorrência de algum desastre natural ou humano.
O que fazer durante um sismo, como nos proteger em caso de uma tempestade ou inundação ou como enfrentar uma onda de calor são apenas algumas dicas que vai encontrar neste site.
Para além disto, vai encontrar também os contactos que necessita de ter sempre à mão em caso de acidente, bem como um conjunto de perguntas-respostas rápidas, curtas e objetivas que o esclarecem sobre a temática da segurança.
Deve ligar de imediato e de forma calma aos bombeiros mais próximos da zona de perigo.
A atmosfera explosiva é uma mistura de gases, vapores, poeiras ou nevoeiros inflamáveis no ar que, em determinadas proporções, pode provocar uma explosão.
Sim, em todos os locais públicos e mesmo em casa devemos ter preparado um Kit de Emergência. De acordo com o artº 75 da Lei nº 102/2009, 10/11 as empresas ou os estabelecimentos, qualquer que seja a modalidade do serviço de segurança e saúde no trabalho, deve ter uma estrutura interna que assegure as atividades de primeiros socorros, de combate a incêndios e de evacuação de instalações.
No entanto é omissa relativamente ao conteúdo da caixa de 1ºs socorros, pelo que consoante o tipo de atividade, assim deve ser o conteúdo da caixa de 1ºs socorros. Mas as boas práticas de Higiene e Segurança no Trabalho dizem que deve conter, no mínimo, os seguintes materiais:
• Compressas de diferentes dimensões;
• Pensos rápidos;
• Fita adesiva;
• Ligadura não elástica;
• Solução antisséptica;
• Álcool;
• Soro fisiológico;
• Tesoura de pontas rombas;
• Pinça;
• Luvas descartáveis.
A hipotermia é a descida da temperatura do corpo abaixo da temperatura normal, ou seja, para menos de 35ºC. Os principais sintomas são uma temperatura corporal muito baixa, inatividade física, sonolência que pode evoluir para a confusão mental e uma frequência cardíaca e respiratória baixa.
Um Plano de Emergência é um conjunto de normas e procedimentos destinado a evitar ou minimizar os efeitos de uma catástrofe, quer seja de origem natural, quer seja de origem humana.
Um «Golpe de Calor» é uma consequência da exposição a períodos de calor intenso, que ocorre quando o corpo não consegue controlar a sua própria temperatura. Os mecanismos da transpiração falham e a temperatura corporal sobe rapidamente, podendo atingir os 39ºC em 10-15 minutos.
Não correr, deitar-se no chão e rolar até as chamas se apagarem.
Em lugares abertos e secos.
Os extintores são concebidos para ser transportados e utilizados manualmente e que, em condições de operacionalidade, têm uma massa inferior ou igual a 20 Kg (l) (Norma Portuguesa 1589).
Quando circular na via pública deve ter sempre presente o Código de Estrada, bem como seguir as seguintes indicações:
- Usar a luz rotativa;
- Não conduzir sob o efeito de álcool, fadiga ou com excesso de confiança;
- Ter seguro de circulação.
O epicentro é o local situado na superfície terrestre na vertical do hipocentro e onde o sismo se faz sentir com maior intensidade. O Hipocentro é o local situado no interior da superfície terrestre onde o sismo teve origem.
- Mantermo-nos em casa, no piso mais inferior e na divisão interior e afastados das janelas;
- Fechar todas as portas interiores e reforçar as exteriores;
- Vigiar constantemente o nível de cheia perto da tua casa;
- Se tiver de ir à rua, deve afasta-se de árvores, postes ou muros e proteger a cabeça.
- Afastar-se dos muros, postos de eletricidade, árvores e candeeiros (perigo de derrocadas).
- Procurar para um local aberto.
- Se estiveres a caminho da escola (carro ou autocarro) para e mantém-te dentro da viatura. Afasta-te de pontes, postes elétricos ou edifícios e tem cuidado com os cabos de alta tensão caídos e com os objetos que estejam em contacto com eles.
Segundo a Lei 27/2006 de 3 de julho a proteção civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.
A atividade de proteção civil tem caráter permanente, multidisciplinar e plurissectorial, cabendo a todos os órgãos e departamentos da Administração Pública promover as condições indispensáveis à sua execução, de forma descentralizada, sem prejuízo do apoio mútuo entre organismos e entidades do mesmo nível ou proveniente de níveis superiores.